Olá Empreendedor Digital, O Funil de Vendas é um dos principais conceitos do marketing digital, ele é um modelo estratégico que te ajuda a entender melhor o momento da jornada do cliente e quais ações ou ferramentas podem ser usados para ajudar o cliente a tomar a decisão de compra. E preferencialmente comprar de você. Ou através de um e-commerce, ou mais comum em empresas de serviço, pedir um orçamento e contratar seu serviço.
Em resumo: o Funil de Vendas é a representação do que o cliente faz até fechar a compra.
Como funciona o Funil de Vendas?
O cliente quando vai comprar, passa por vários momentos no processo:
Primeiro ele reconhece a necessidade da compra e isso acontece mais no inicio do funil, um termo bem comum para essa etapa do processo é dizer que o cliente está frio. Muitas vezes o cliente nem se deu conta que precisa de algum produto ou serviço, é sua ação de marketing que chama a atenção dele para o problema e abre a necessidade de solução. No marketing digital esse cliente do início do funil que já reconheceu a necessidade chamamos de prospect.
Após um cliente identificar sua necessidade, ele começar a procurar pela solução e é aí que muitas vezes ele tem um primeiro contato com a sua empresa, é onde ele pode ler algum material, pedir mais informações, etc. Nessa etapa é mais provável de ele deixar um contato, como um e-mail, para receber essas informações e decidir sobre o processo de compra.
Quando isso ocorre dizemos que o cliente está morno, no meio do funil e no marketing digital ele é chamado de Lead. Aqui é onde você vai nutrir o cliente com informações mais específicas dos produtos e serviços.
E a terceira etapa é onde você vai fechar a venda, converter o Lead em Cliente, aqui você faz a proposta, gera as ações que levem o cliente a fechar. Aqui o vendedor pode usar estratégias como promoção, escassez, um prazo para oferta, por exemplo. Nessa etapa também existem as ações para criar interesse no cliente em outros produtos seus.
Como funciona o Funil na Prática?
Vamos fazer um exemplo bem simples, porque existem inúmeras possibilidades. Digamos que o cliente precisa contratar um serviço técnico como consertar a pia da cozinha.
Ele estava na rede social quando viu um POST que falava sobre o desperdício de água de uma pia pingando, de como calcular quanto isso custava, ele receberia essa informação gratuitamente, mas pra isso ele precisa fazer um rápido cadastro numa LANDING PAGE, nem todos irão fazer o cadastro, mas aqueles que realmente se sentiram atingidos pelo problema farão, e é nesse ponto que a sua venda começa a consolidar. Ele clica no post, acessa a LANDING PAGE e diversos argumentos são apresentados sobre o assunto, ao final da página ele recebe mais informações sobre como resolver e como contatar a empresa de serviço. Nos dias seguintes ele recebe mais alguns e-mails, através de E-MAIL MARKETING, com dicas de como amenizar o problema e uma proposta para entrar em contato e fazer um orçamento grátis no WEBSITE, poder “falar” COM UM TÈCNICO, esse técnico faz uma breve validação e encaminha um orçamento, o cliente se convence da necessidade da solução e contrata o serviço.
Essa jornada realizada pelo cliente é um importante processo do marketing digital representado pelo funil de vendas e que ajuda a entender, planejar e medir os resultados de uma campanha.
Obrigado por assistir esse vídeo, nos próximos dias você receberá outros vídeos explicando melhor sobre as ferramentas, por exemplo o que é Landing Page, Post, etc.
Até lá!